DO DEVIDO CUIDADO NO NOSSO RELACIONAMENTO COM AS COISAS



DO DEVIDO CUIDADO NO NOSSO RELACIONAMENTO COM AS COISAS

Por Mano Góis

Penso ser saudável compreendermos  o valor exato das coisas que nos rodeiam.  Nesse sentido sugiro que tenhamos um bom discernimento dos sentimentos e das buscas que empregamos  no alcance delas.  Quero considerar nesta reflexão três níveis de coisas as quais estão definitivamente influenciando nosso modo de ser, ver e viver nesse mundo:

AS COISAS SUPÉRFLUAS
AS COISAS NECESSÁRIAS
AS COISAS ESSENCIAIS

As coisas supérfluas, em sua maioria estão no campo do material, do acessório, da aparência.  Tem um valor, claro, mas um valor pequeno e transitório.  Todos podemos  fazer uso delas, porém nunca devemos nos deixar ser moldados por elas, nem as colocar no degrau das coisas necessárias e essenciais.  Caso contrário elas produzirão pessoas vaidosas, superficiais e vazias.
As coisas necessárias  estão ligadas a nossa condição humana de sobrevivência.  São vitais, e se constituem na primeira busca humana: comer, beber, vestir.  Elas atendem a necessidade do corpo.  Não deveriam ser negadas a ninguém.
As coisas essenciais, estão  para além de toda a aparência humana.  Dão excelência de vida a todos quantos delas se enriquecem.  Estão no campo do intangível, da ética e da fé.  Por isso muito desprezada pelos  empobrecidos  de espírito.   Mas são elas que produzem nossa verdadeira humanidade.  É  para esse fim que o Evangelho nos resgatou.
Quanto  estamos sendo afetados por essas coisas?  Julgue você mesmo.  Para ajudá-lo segue um exemplo bem simples:  Somos capazes de nos esforçar  para comprar um celular de última geração para alimentar nossa vaidade tecnológica e, sem nenhum esforço, nos negamos a dar alguns trocados a um garoto que pede para limpar nossos  para-brisas  nos semáforos da nossa cidade, que muito provavelmente vai ser usado para alimentar o corpo.  Já sei o que você está pensando:  pode ser só mais um drogado.  Drogados também comem e bebem e precisam se vestir.
Pelo evangelho, somos convocados a desprezar as coisas supérfluas,   providenciar e compartilhar as coisas necessárias,  entendendo que elas são acréscimos, e acima de tudo, buscar as coisas essenciais.  Os discípulos de Jesus constroem o Reino de Deus com o alicerce das coisas essenciais.   Se estão construindo reino de Deus sem essas coisas essenciais, posso lhes garantir: não é Reino de Deus que estão construindo é reino dos homens.   E, sinceramente não vejo a hora de ver os ladrões roubando,  a ferrugem consumindo,  a traça roendo e  a bela casa da areia desmoronando, porquanto não foi construída sobre o fundamento das coisas essenciais, que são o foco do  evangelho de Jesus. 

Mateus 6:19 -21, 25, 33

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;  (coisas supérfluas)
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.(coisas essenciais)
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?(coisas necessárias)
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (coisas essenciais)

Um abraço a todos os maninhos e maninhas

Fortaleza,  julho de 2017

Comentários